UM TEXTO DO OCTAVIO PAZ.
Instalação. Fita adesiva, papelão, parafusos, acetato, parafusos, madeira, papel alumínio, led, cabos eletricos, fontes chaveadas.
700cm X 20cm; 2018.
A IDEIA INFORMA
9 pinturas. Óleo sobre papel. 96cmX66cm. 2016-20
Em “A ideia informa”, dois sistemas de significação são superpostos para constituir uma discussão acerca dos modos de formação ideológicos na economia política. O primeiro sistema de signos consiste nas reproduções pictóricas de nove capas de livros de autoria dos economistas brasileiros que estiveram ligados mais diretamente ao programa de “modernização conservadora” do Brasil, que era parte do projeto de poder promovido pelos governos da ditadura civil-militar (1964-85). O segundo sistema de signos são as palavras superpostas às imagens das capas, palavras retiradas de um texto do sociólogo Octavio Ianni, que tece uma crítica ao liberalismo autoritário promovido como ideologia pelos tecnocratas da ditadura.
As palavras postas sobre os padrões abstratos do design das capas dos livros são as que mais vezes aparecem no texto de Octavio Ianni, intitulado: A ditadura do grande capital. No jogo de significações com as imagens, estas palavras podem, tanto, ser lidas como enunciados ideológicos comuns aos discursos dos economistas, quanto servir a uma análise formalista da abstração pictórica, num jogo entre texto e imagens como tentativa de fazer corresponder forçosamente conceitos (as ideias) às formas plásticas.